domingo, 18 de julho de 2010


Hino é uma composição musical. O hino pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a um deus ou outra personalidade. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

A hinódia cristã é inspirada nos Salmos de Davi os quais são dirigidas como adoração e louvor a Deus. Muitos referem-se a Jesus direta ou indiretamente. Os hinos cristãos são escritos com temas especiais ou conforme as datas do calendário litúrgico tais como Natal, Páscoa e Pentecostes.

O culto cristão tem desde os tempos mais antigos, incorporado o canto de hinos, quer seja pela congregação ou por um coral. Na antiguidade, instrumentos de cordas, tais como a harpa e a lira foram usado com os salmos e hinos. Nos tempos atuais, os hinos são acompanhados por piano e/ou órgão ou até mesmo por orquestra. Algumas denominações cristãs incluem guitarras e baterias no acompanhamento, enquanto outras, proibem o uso de instrumentos, aderindo ao canto congregacional a capella.


A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa, seja levada a prestar culto a uma divindade geralmente se refere a atos específicos de devoção ou honra religiosos, tipicamente direcionados a um ser sobrenatural podendo ser um deus ou uma divindade, o estudo destas práticas ou tradições corresponde à teologia.
A adoração religiosa pode ser feita individualmente, em grupos informais, ou como parte de um serviço organizado com um líder designado (como em uma igreja, sinagoga, templo ou mosteiro). Em outros termos, a adoração pode significar apoio ou respeito, quando direcionada a membros de classes sociais mais elevadas (tais como reis, imperadores ou monarcas) ou para uma pessoa estimada (tal como um amante).

Segundo a Igreja Católica, o culto cristão de adoração (a latria) só deve e pode ser pretado a Deus, ou seja, à Santíssima Trindade. Os Santos e a Virgem Maria merecem somente um culto de veneração, que é a dulia (a hiperdulia no caso da Virgem Maria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário